image description

Quais cuidados devem ser tomados em uma obra

Ao falar de obras já começamos a pensar em prazos, não é mesmo? Talvez o que você ainda não tenha parado para pensar, é que existem uma série de fatores que podem influenciar no cumprimento desse prazo, entre eles estão os cuidados tomados em uma obra. É isso mesmo, vão desde cuidados especiais até pequenos detalhes que podem influenciar para que as datas predeterminadas sejam cumpridas.

Para tornar possível cumprir os prazos estabelecidos, precisamos prevenir acidentes, evitar desperdícios e principalmente otimizar o tempo.

Ao iniciar o planejamento de qualquer projeto, não se esqueça de considerar o canteiro de obras como parte dessa atividade, aliás, é nele que atuarão os profissionais e onde ficarão armazenados os materiais para que a obra tenha andamento. Então, planeje para o canteiro de obras instalações provisórias para um depósito de materiais e um escritório, assim como também banheiros e alojamento, porque a maior parte do tempo é nesse local que se encontrarão os profissionais envolvidos. 

Com a planta do terreno onde a obra será realizada, pense em um layout que possibilite o trabalho fluir com rapidez e eficiência. O que é necessário para evitar desperdícios e reduzir as possíveis perdas, qual é a melhor disposição física para os equipamentos, onde deixar as matérias-primas e outros materiais, qual a melhor forma de armazenamento de cada um deles e qual é o espaço ideal de circulação para os trabalhadores. Pois, dessa forma será criado um fluxo capaz de reduzir o tempo de circulação em busca do que é necessário a cada etapa da construção.

Falando em reduzir perdas, nessa etapa outro cuidado importante em uma obra, envolve a logística. O fluxo das entregas deve estar de acordo com o espaço que está disponível no canteiro de obras para o armazenamento dos materiais, portanto, se necessário for, combine entregas constantes e pontuais, de forma a não deixar esse material exposto no canteiro, podendo vir a se deteriorar causando prejuízos e aumentando o risco de acidentes. Mas, combine essas entregas de forma a chegarem sempre antes de zerar o material em estoque, para que a obra não seja parada por falta de matéria-prima. 

Sinalizar o canteiro de obras para que todos saibam exatamente onde buscar o material necessário evita perda de tempo. Mas, não basta criar esse fluxo e não manter os caminhos desobstruídos. É preciso envolver a equipe nesse processo, conscientizando-os de recolher resíduos, sucatas e entulhos do chão. Mantendo o caminho livre o impacto irá além do bom andamento da obra, pois também aumentará o cuidado com a saúde e com a segurança de toda a equipe.

Falando em segurança, é importante fornecer, orientar e treinar sobre o uso, assim como também sobre os cuidados de como armazenar e conservar dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), conscientizando-os da importância e segurança para todos.

Tomando esses cuidados e planejando o layout do canteiro de obras, se evita desperdício de tempo e de materiais, se cuida da saúde dos profissionais que estando bem terão mais disposição e consequentemente mais rendimento, e assim, se torna possível o cumprimento dos prazos estabelecidos.

 

0 comentário(s)

Envie seu comentário