image description

Mestre de obras conheça as responsabilidades desse profissional na obra

Toda obra antes de ser iniciada deve ser planejada. Assim, todo um roteiro é organizado para a execução de um empreendimento, e também são definidos os prazos de como tudo deve ocorrer até a entrega.

Engenheiros, arquitetos, pedreiros, eletricistas, pintores, paisagistas, decoradores, são alguns dos profissionais envolvidos na construção. Mas, você sabia que o mestre de obras é o profissional responsável para que a obra seja executada conforme o prazo preestabelecido? Isso mesmo, é o mestre de obras quem coordena o processo de construção, ele é o responsável pela fiscalização da construção do início ao fim das obras.

Por isso, é necessário que esse profissional conheça e controle todas as etapas do projeto, pois o mestre de obras será como uma ‘ponte’ entre engenheiros e arquitetos e os outros profissionais envolvidos na construção, como os pedreiros, encanadores, pintores, eletricistas etc.

Na obra, algumas das responsabilidades do mestre de obras são: analisar as instruções técnicas do projeto com outros profissionais como os engenheiros e arquitetos e repassar aos profissionais envolvidos nas etapas da construção, formar a equipe, distribuir as tarefas e acompanhar o desenvolvimento das mesmas, auxiliar na instalação do canteiro de obras, controlar todo o material da obra incluindo a entrada e a saída, gerir os resíduos e diminuir o impacto no meio ambiente, evitar o desperdício cuidando para que as perdas sejam as menores possíveis, monitorar os padrões de qualidade, garantir que a equipe utilize os equipamentos de proteção individual e coletiva, manter seus superiores informados sobre o andamento do projeto.

Outra responsabilidade do mestre de obras é coordenar toda a equipe e mediar os conflitos que ocorrem na obra, e que aliás não são raros, costumam ocorrer diariamente. Podem ser divergências que ocorrem devido a chuvas, temporais, ventos fortes e movimentações do solo, assim como desentendimentos entre os colaboradores. Portanto, ele precisa estar preparado para lidar e resolver essas situações da melhor forma possível, analisando e avaliando o contexto geral, para tomar a melhor decisão, por isso é imprescindível que esse profissional seja um líder e tenha uma boa comunicação com a sua equipe. Para que isso seja possível, o mestre de obras deve ouvir a sua equipe, pedir opiniões e traçar planos viáveis. Construir ocorre em conjunto, então se faz necessário que a equipe seja a mais harmônica possível.

O mestre de obras precisa ser de caráter íntegro, imparcial e agir de forma ética, pois toda equipe tende a se espelhar em seu líder.  

0 comentário(s)

Envie seu comentário